O último dia da TechCrunch50 teve os painéis “Rich Media”, “Games”, “Vertical Social Networking” e para terminar “Research & Recommendations”.

O primeiro painel sobre Rich Media foi o melhor. Os especialistas que avaliaram as startups foram o Bradley Horowitz, o ex-estrategista de produtos do Yahoo; o Joi Ito, investidor muito infuente na web que preside o conselho da Creative Commons e da Six Apart, além de conselheiro do Technorati e da Mozila foundation; o Robert Scoble, blogueiro estrelinha, mas também muito influente e por último a Sheryl Sandberg, COO do Facebook e ex-executiva do Google.

As duas primeiras startups que apresentaram seus negócios eram bem parecidas. A Videosurf é uma ferramenta que te permite fazer buscas dentro do conteúdo de vídeos. É bem útil, mas deve virar uma funcionalidade de outras ferramentas mais usadas. A Gazopa permite que você desenhe alguma coisa no paint e a ferramenta busca imagens semelhantes na web. Útil também, outra funcionalidade para o Google lançar.

A Fotonauts “images for humanity” é uma ferramenta para criar e compartilhar albuns de fotos bem diferenciada. Muito melhor do que Picasa, Flickr ou Photobucket. Mesmo sendo melhor acho dificil imaginar que os usuários vão deixar de usar seus serviços atuais para usar a Fotonauts, mas se você quiser criar um album de viagem, com muito conteúdo adicional, vale a pena dar uma olhada.

Por último, a melhor de todas, a Bojam. Acho que essa tem um futuro bem promissor, focada em músicos e pessoas que gostam de tocar ou aprender música. É um mixer no browser com vários canais configuráveis para diferentes instrumentos. Você pode compor uma música com gravações de diferentes músicos do mundo inteiro. Todos os canais possuem um vídeo do músico tocando, as notas passando conforme a música toca, e botões para pausar, parar, etc.. Você pode isolar a guitarra de uma música e aprender no seu próprio ritmo. É possível gravar sua própria perfomance, mixada com a de diversos músicos. Um grupo pode até gravar a música final e botar a venda no Itunes. Sensacional.

Não pude dar atenção ao painel de games e ao de redes sociais verticais, mas pelo que vi depois não tinha nada alí realmente interessante. No último painel do evento surgiram outras duas startups bem interessantes. A GoodGuide e a Truecar.

A GoodGuide é um guia para consumidores sobre todos os produtos de consumo que você pode encontrar na sua casa. De cosméticos a material de limpeza, o guia traz informações ricas sobre os produtos. Cada produto tem uma avaliação detalhada sobre seus impactos na saúde, no meio-ambiente e na sociedade. Com a aplicação para o Iphone você pode “scanear” o código do produto na prateleira do supermercado e o serviço te mostra na telinha todas as informações sobre o produto na sua mão.

Nesses tempos de consumidores ativistas, o GoodGuide é uma ferramenta poderosa para os consumidores exigirem produtos mais corretos. Por enquanto o serviço está restrito aos americanos e a produtos de consumo, mas os planos são para expandir para diversas outras categorias como eletrônicos, brinquedos, etc.

A Truecar é uma ferramenta para ajudar quem vai comprar um carro. Toda vez que partimos para a compra de uma carro novo, ficamos com aquela preocupação se estamos pagando um bom preço. A tentativa da Truecar é de trazer a verdade para a precificação de automóveis. No site o consumidor pode encontrar o preço justo (aquele que os consumidores estão pagando e não os que as revendas estão anunciando). Eles usam uma enorme variedade de fontes para esses preços, como as seguradoras e os bancos.

Fim das apresentações. Acho que o melhor comentário no final foi do Don Dodge, ele lembrou que se você conversasse com os fundadores do Google no mesmo estágio que essas startups estão hoje, você teria a mesma impressão de que são apenas idéias interessantes e nada além disso. Sorte de quem consegue enxergar adiante e investir naquelas que despontarão como as novas líderes da web.

Vou deixar aqui registrado o portfolio de 10 startups que eu, se pudesse, investiria baseado apenas nas apresentações do evento. No futuro será interessante voltar a esse post e ver o resultado. Aqui vai: Dotspots, Yammer, Open Trace, Personal Ria, iCharts, Fitbit, Swype, Bojam, Truecar e GoodGuide.

admin

By admin

Related Post