Enquanto os sinais da crise vão ficando mais evidentes e a manada vai se apavorando, alguns poucos, com clareza e objetividade, parecem enxergar melhor através da fumaça.

Três artigos dessa semana são obras primas do pensamento contrário, aquele que se recusa a seguir o senso comum e procura entender melhor o que está acontecendo para aproveitar as oportunidades.

Primeiro o mais famoso, novamente o Warren Buffett que escreveu para o NY Times “Buy American. I am” O aviso dele é simples e foi repetido exaustivamente nos últimos dias em diversos meios “Be fearful when others are greedy, and be greedy when others are fearful” que traduzindo significa “Seja medroso quando os outros estão gananciosos, e seja ganancioso quando os outros estão medrosos”. É o famoso “venda na alta e compre na baixa”.

Ainda melhor que esse foi o artigo do Scott Belsky “Why the fall of Wall Street is good“, indicação do Diego Monteiro. Ele fala como a ilusão do dinheiro fácil do mercado financeiro ficou para trás e agora as melhores cabeças deixarão de serem atraídas para essa armadilha e terão a oportunidade de criar negócios de valor real.

O melhor de todos foi o do Paul Graham “Why to start a Startup in a bad economy“. Neste artigo ele fala como o estado da economia é quase que irrelevante para determinar o sucesso de um novo negócio inovador (não está falando de restaurantes, serviços, comércio, etc.., o foco do Paul Graham são as startups de tecnologia/web).

Ele lembra bem que o período atual nos EUA começa a se asemelhar com a recessão dos anos 70, foi naquela epoca que foram fundadas a Apple e a Microsoft…

“As startups falham ou tem sucesso baseado nas qualidades dos empreendedores. A economia tem algum efeito, mas como fator determinante do sucesso é só um erro de arredondamento comparando com a qualidade dos fundadores”

Se você tambêm gosta de desafiar o senso comum e entende que o momento é propício para pensar assim, leia os artigos, são inspiradores para os tempos atuais.

Reblog this post [with Zemanta]
admin

By admin

Related Post