Outra palestra imperdível da Web 2.0 Expo em NY. O criador do termo “web 2.0”, Tim O’Reilly, fala sobre a importância de trabalharmos com os problemas que importam para a coletividade. Sobre criar valor além do que tiramos do mercado ou da sociedade.

A palestra começa por um outro caminho, não muito próximo de onde termina, então não desista nos primeiros cinco minutos.

No início ele fala mais sobre a visão de como a internet será cada vez mais guiada por uma inteligência coletiva que virá menos das pessoas digitando nos teclados e mais de dados capturados por sensores. Dispostivos que carregamos ou que passarão a ser instalados em todos os tipos de eletrodomésticos, veículos, etc…

Os exemplos disso são mostrados. Um hacker que instalou um disposito na lavanderia do dormitório da faculdade, para avisá-lo pelo twitter, quais lavadoras estão disponíveis. Outro exemplo: plantas avisando o dono que precisam de água através de uma rede IP (usando o asterisk!). Mas esses não são os problemas importantes, apenas mostram as possibilidades.

Depois disso ele fala sobre como as empresas devem encarar a web 2.0. Uma visão interessante que tira as redes socias do palco e coloca o back-office das empresas debaixo da luz.

A partir daí a palestra toma outro rumo e ele segue para a questão maior, de como os empreendedores e criadores de startups tem que se certificar que estão tentando resolver problemas relevantes, importantes para o mundo. Essa última parte é muito boa. Assista e pense no assunto.

Reblog this post [with Zemanta]
admin

By admin

Related Post