Na segunda feira, 01/09, haverá a semi-final do desafio GV-Intel. Fui convidado para ser um dos jurados com o objetivo de selecionar os quatro melhores planos entre oito classificados para essa fase. Na outra semi-final outros quatro serão escolhidos para a final do dia02/09 onde dois projetos serão escolhidos como vencedores. A tarefa é trabalhosa, mas extremamente interessante.

Ontem, no final do dia, recebi os planos para ler. Cada plano tem em média 25 páginas. São 198 páginas no total. O menor tem 15 e o maior 50. Não é possível ler um plano de negócios durante o dia. Desisti há alguns anos atrás. Resultado: fiquei acordado até as 2:30am lendo os primeiros planos.

O exercício é ótimo para entender como é a vida do investidor. Ele também tem uma enorme dificuldade de ler planos de negócios durante um dia de trabalho. Obrigado a ter dar um feedback? Não, e as vezes, sequer uma resposta. Pense nisso na hora de preparar o material que você enviará.

O que está escrito na página inicial do teu plano? Pense em quem lerá aquilo. Uma frase forte, bem objetiva, que capture a curiosidade do investidor. Aquela página branca e morta do word já é chata demais, se não tiver nenhum conteúdo diferenciado…

O sumário executivo é a tua grande chance. Ele tem que ser excelente. Uma página, no máximo duas, despertando o interesse pela qualidade do conteúdo com um português impecável. Se o sumário for fraco, duas coisas podem acontecer. Uma (90%) : o investidor larga o plano e parte para o próximo; Duas (10%): ele começa a procurar os defeitos para justificar um “não” para você.

De que adiantaram as 50 páginas se as duas primeiras acabaram com a tua chance?

Por outro lado, se o sumário é forte, ele terá uma tolerância muito maior com problemas no resto do plano. Se o empreendedor foi capaz de produzir aquele impacto incical, ele deve ser capaz de arrumar o resto do plano com um pouco mais de tempo. A porta foi aberta.

A impressão inicial dirige (inconscientemente) a tolerância e a vontade do investidor. Já leu o “blink” do Gladwell?

Hoje a noite eu tenho outro encontro marcado com a papelada. Quem sabe um novo grande projeto não está alí no meio?

admin

By admin

Related Post