Outro livro muito interessante que trata da tendência atual de modelos descentralizados derrubando antigos castelos centralizados.

O título-analogia é bem criativo. A aranha representa o modelo tradicional, centralizado. Se você corta a cabeça dela fora ela morre. A estrela do mar representa o novo modelo, descentralizado. Se você corta uma perna dela fora, não só ela se regenera, como a perna cortada vira uma nova estrela do mar.

Redes P2P desde o Napster, passando pelo Kazaa, até o Emule x gravadoras tradicionais, Skype x Telecoms, Governo americano x Al Quaeda, são alguns exemplos estudados pelos dois empreendedores autores do livro.

A leitura é fácil e até mesmo um pouco superficial, mas vale a pena. Gostei muito da ênfase dada à questão da liderança nos tempos atuais. Catalisador x CEO é uma discussão válida para qualquer um em posição de liderança hoje.

O tema fundamental que me levou ao livro, mas que não chega a ser explorado com a profundidade que merecia, é a procura pelo modelo de negócios ideal. Qual o ponto ótimo entre a total descentralização e o modelo tradicional centralizado de comando e controle? Para o nosso novo projeto, o Beezzer, isso é bem relevante. Eles destacam o caso do Ebay que parecia ter encontrado o seu “sweet spot”, mas que agora já está sendo questionado novamente.

O Beezzer surgiu como uma tentativa nossa de testar o reinado do modelo centralizado do call-center. Vamos descentralizar, criar círculos de consumidores que irão gerar mais valor entre si com suas marcas preferidas sem terem que lidar com o stress do SAC. Quão descentralizado tem que ser? Nem tanto quanto os milhares de foruns espalhados pela web, mas muito mais do que um 0800 com a fila indiana sendo massacrada pela URA.

admin

By admin

Related Post