O Taleb já está bem conhecido por muita gente graças a sua teoria do cisne negro. Nesta entrevista com o Charlie Rose ele explica pessoalmente a idéia para quem ainda não viu, mas o que me interessou mais foi a visão sobre o futuro.

Como deve emergir a nova versão do capitalismo no pós-crise? Bancos virando empresas de serviço público (as chamadas utilities co’s.), muito menos dívida e alavancagem. Uma volta ao básico.

Interessante (e assustador) também a previsão dele de que o pior ainda está por vir. O medo é que a quantidade de ativos que ainda tem que ser vendidos no mercado seja muito maior do que o apetite renovado para compras.

Gosto muito da visão “back to basics”. Ações são apensas pedaços de empresas reais que desenvolvem produtos e serviços para atender seus clientes. Acho que já já começa a ficar mais claro que comprar títulos do governo americano para ganhar 2% ao ano por 10 anos será um péssimo negócio.

Será mesmo que não podemos criar empresas que gerem mais do que isso? Dúvido que não. Mas primeiro precisa limpar o pavor que grudou na mente de incautos e de aloprados.

Reblog this post [with Zemanta]
admin

By admin

Related Post