A crise financeira que está deixando muita gente mais pobre no mundo inteiro começou com o estouro da bolha no mercado imobiliário americano. O que muita gente acreditava ser um problema isolado, já contaminou tudo quanto é mercado e economia pelo globo. Ninguém escapou, nem nós, com nosso Lula e sua carapaça de teflon.

Vários novos palavrões estão surgindo, entre eles os favoritos são: Wall Street, liberalismo, capitalismo, banqueiros e por aí vai. Hoje eu vi uma onda de xingamentos ao plano aprovado pelo senado americano.

Até brasileiro americanóide que adora ficar narrando jogo de baseball dos estados unidos resolveu espernear e soltar algumas inúteis bravatas. Pura incoerência ou apenas ignorância? Assista a entrevista que o Charlie Rose fez com Warren Buffett para ouvir pelo menos uma voz sensata.

O plano do Paulson não é uma simples salvação para banqueiros, o que está sendo salvo (tentativamente diga-se de passagem) é a própria economia americana. Os bancos de investimento já foram condenados, o dinheiro deles já evaporou, finalmente! O que está sendo salvo agora é o emprego de, no mínimo, 3 milhões de cidadãos americanos de classe baixa ou média. Se não restaurar a confiança no sistema a taxa de desemprego explode e a crise vira depressão.

O plano está bem longe de ser perfeito, mas como disse o “oráculo de omaha”, é melhor ter só um pouco de certeza de estar certo do que estar totalmente certo de estar errado.

O exemplo que ele dá na entrevista é muito bom: “O atleta exagerou na corrida e caiu no chão infartado. Os paramédicos chegam e fazem o quê? Ficam discutindo entre si e dando bronca no infartado pelos exageros cometidos ou mandam logo o choque no peito para reanimá-lo? Primeiro reanima, depois você pode dar todos os sermões, proibí-lo de exagerar e etc..”

Quem torce para o plano não passar totalmente pelo congresso revela uma boa dose de ignorância econômica. Lamentável. Vale esclarecer que os famosos U$700bi (ou mais) serão usados para comprar, a preços bem depreciados, ativos que poderão ser revendidos depois. Alguns estimam que os U$700bi estarão comprando ativos que valem na verdade algo como U$2,0tri!

Se a depressão acontecer por lá, o efeito aqui será devastador. Tudo o que evoluímos como país desde o plano real pode ser desperdiçado.

Não ache que você é bacana ao ficar bravateando contra o capitalismo e os banqueiros, mesmo que o Lula tenha te ensinado que o povo tem memória curta e ache que a incoerência é um mal perdoável.

Reblog this post [with Zemanta]
admin

By admin

Related Post