Venerado ou desprezado, Jason Fried da 37Signals fez duas apresentações marcantes hoje na Web 2.0 Expo.

Ele fala sobre as coisas que acredita, confia no jeito que faz as coisas e desafia uma porção de paradigmas empresariais que quase todo mundo segue sem questionar. A palestra dele foi “10 lessons we learned at 37Signals”.

As frases são curtas e grossas “O planejamento é totalmente sobrevalorizado”, “Decisões são temporárias”, “A interrupção é o pior inimigo da produtividade”, “Foco naquilo que não muda”, “Siga os grandes Chefs”, “Desista dos problemas muito difíceis”, “Trabalhe menos”.

Reuniões? Nem pensar! A equipe faz de tudo para se encontrar pessoalmente o menos possível. Trabalho? Só de segunda a quinta, sexta é livre. Assim todo mundo se foca melhor sabendo que tem um dia a menos para fazer o que tem que ser feito. Benefícios? A empresa ajuda a pagar alguns hobbies pessoais (curso de aviação por exemplo) e entrega um cartão de crédito corporativo para os membros da equipe (pode gastar com coisas pessoais também – mas não me pergunte em que exatamente…)

Todas essas “lições” acabam sendo questionadas quando a realidade da empresa dele é explicada: apenas 12 funcionários (5 em Chicago e os outros espalhados pelo mundo), a empresa fatura menos do que $10 milhões e ainda é bem nova.

Mesmo assim vale a pena prestar atenção no que ele fala. A palestra te faz pensar uma série de conceitos que normalmente não paramos para questionar. Se a palestra for disponibilzada em vídeo vou tentar publicar aqui depois. Vale a pena. Enquanto isso você pode dar uma olhada no blog deles.

update: O Kris Jordan publicou um bom resumo da palestra, veja aqui.

admin

By admin

Related Post